Laboratório de Fisiologia Endócrina e Exercício Físico (LAFEEx)

O Laboratório de Fisiologia Endócrina e Exercício Físico (LAFEEx) iniciou suas atividades em 2017 no Departamento de Ciências Fisiológicas e se concentra em investigar os efeitos agudos e crônicos da administração ou redução na  concentração de diferentes hormônios sobre o metabolismo, tecido ósseo, tecido muscular e adiposo de animais e humanos submetidos a exercício ou treinamento físico.

Os projetos de pesquisa envolvem principalmente aplicação de exercício físico associado a administração de melatonina (humanos e animais) e/ou indução de déficit de estrógenos por meio da ovariectomia bilateral em modelo experimental.

Dentre os procedimentos metodológicos, se faz relevante destacar que todos os projetos de pesquisa contam com aplicação de protocolos válidos e reprodutíveis para avaliação e prescrição individual das intensidades e volumes do exercício físico. Tal condição permite estudar sistematicamente e com robustez as repercussões fisiológicas de diferentes tipos e modelos de exercício ou treinamento físico aplicados. Outro ponto de destaque particularmente aos modelos experimentais é o controle das condições ambientais, como iluminação e determinação objetiva dos horários para aplicação de intervenções e manutenção de animais em biotério. Tal atenção metodológica é imprescindível para estudos que envolvem melatonina, principalmente em estudos que envolvem roedores noturnos.

O LAFEEx conta com equipamentos básicos para análises bioquímicas e moleculares, com destaque para avaliações em tecido ósseo com
determinação de parâmetros biométricos, biofísicos, bioquímicos e biomecânicos, aparato completo para avaliação e prescrição do exercício físico de natação em ratos Wistar, além do registro contínuo da atividade física espontânea de roedores por meio de sistema gravimétrico.

EQUIPAMENTOS E PARÂMETROS OBTIDOS

Máquina de ensaio universal de coluna simples Instron Modelo 4444: equipamento com capacidade de 200Kg/450lbs, com 2 células de compressão, 3 pratos de compressão, 2 pratos de tração e software do fabricante. Utilizado em nosso laboratório para ensaio de flexão a 3 pontos em tecido ósseo de ratos, proporcionando parâmetros biomecânicos como maior força suportada pelo osso (força máxima), força obtida no momento da fratura (força de ruptura), rigidez, tenacidade e resiliência.

Forno Mufla, 1200°C – Marca Quimis

Compressor de ar, aspirador – Marca Fanen

Espectrofotômetro de cubeta – Marca Hach, Modelo DR – 2500

Alguns dos equipamentos acima são utilizados nas rotinas de análises ósseas para obtenção de parâmetros biofísicos, como volume ósseo, densidade óssea, densidade mineral, percentual ósseo de água, percentual mineral orgânico, percentual de material mineral, peso úmido ósseo, peso ósseo da amostra desidratada, peso imerso ósseo, peso do material mineral (cinzas). Resíduos ósseos podem ser submetidos a ensaio bioquímico para quantificação de cálcio e fósforo por espectrofotometria.

Ergômetro de natação para ratos: aparato que permite realização de exercício de natação individual com rigoroso controle de cargas de esforço físico. O sistema é utilizado com adequada temperatura da água, profundidade da coluna d´água e área de nado. Construído sob medida, permite aplicação de diversos protocolos de determinação de intensidade de esforço e realização de treinamento físico individualizado para ratos. Equipamento desenvolvido no Laboratório de Fisiologia Aplicada ao Esporte da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas.

Gravimetria: equipamento de alta sensibilidade que permite a mensuração ininterrupta e em alta frequência da atividade locomotora espontânea dos animais em ambiente de alojamento. Ação musculoesquelética promove alterações gravitacionais captadas em até 1000Hz por strain gauge (célula de carga PLA30Kg), cujos sinais analógicos em milivolts são transmitidos a amplificador de sinal (MKTC5-10, MK controle e instrumentação ®), processados por módulo de acondicionamento de sinal (USB-6008 National Instruments) e registrados em ambiente computacional (LabView Signal Express ® 2009, National Instruments). Os sinais digitais advindos desse sistema são tratados em ambiente MatLab ® 7.0 (MathWorks TM ) e permitem análise temporal da atividade locomotora espontânea, ingestão hídrica e alimentar. Equipamento desenvolvido no Laboratório de Fisiologia Aplicada ao Esporte da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas.