Laboratório de Fisiologia Endócrina e Exercício Físico (LAFEEx)

EQUIPAMENTOS E PARÂMETROS OBTIDOS

Máquina de ensaio universal de coluna simples Instron Modelo 4444: equipamento com capacidade de 200Kg/450lbs, com 2 células de compressão, 3 pratos de compressão, 2 pratos de tração e software do fabricante. Utilizado em nosso laboratório para ensaio de flexão a 3 pontos em tecido ósseo de ratos, proporcionando parâmetros biomecânicos como maior força suportada pelo osso (força máxima), força obtida no momento da fratura (força de ruptura), rigidez, tenacidade e resiliência.

Forno Mufla, 1200°C – Marca Quimis

Balanças analíticas de precisão – Marca Metler Toledo

Compressor de ar, aspirador – Marca Fanen

Espectrofotômetro de cubeta – Marca Hach, Modelo DR – 2500

Paquímetro digital de precisão

Estufa para esterilização e secagem – Marca Fanen

Alguns dos equipamentos acima são utilizados nas rotinas de análises ósseas para obtenção de parâmetros biofísicos, como volume ósseo, densidade óssea, densidade mineral, percentual ósseo de água, percentual mineral orgânico, percentual de material mineral, peso úmido ósseo, peso ósseo da amostra desidratada, peso imerso ósseo, peso do material mineral (cinzas). Resíduos ósseos podem ser submetidos a ensaio bioquímico para quantificação de cálcio e
fósforo por espectrofotometria.

Ergômetro de natação para ratos: aparato que permite realização de exercício de natação individual com rigoroso controle de cargas de esforço físico. O sistema é utilizado com adequada temperatura da água, profundidade da coluna d´água e área de nado. Construído sob medida, permite aplicação de diversos protocolos de determinação de intensidade de esforço e realização de treinamento físico individualizado para ratos.

Gravimetria: equipamento de alta sensibilidade que permite a mensuração ininterrupta e em alta frequência da atividade locomotora espontânea dos animais em ambiente de alojamento. Ação musculoesquelética promove alterações gravitacionais captadas em até 1000Hz por strain gauge (célula de carga PLA30Kg), cujos sinais analógicos em milivolts são transmitidos a amplificador de sinal (MKTC5-10, MK controle e instrumentação ®), processados por módulo de acondicionamento de sinal (USB-6008 National Instruments) e registrados em ambiente computacional (LabView Signal Express ® 2009, National Instruments). Os sinais digitais advindos desse sistema são tratados em ambiente MatLab ® 7.0 (MathWorks TM ) e permitem análise temporal da atividade locomotora espontânea, ingestão hídrica e alimentar. Equipamento desenvolvido no Laboratório de Fisiologia Aplicada ao Esporte da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas.