Laboratório de Fisiologia do Exercício

O Laboratório de Fisiologia do Exercício foi criado no início de 1990 por iniciativa do Prof. Dr. Sérgio Eduardo de Andrade Perez, que vislumbrava já nesta época, com a recém linha de pesquisa em “Fisiologia do Exercício” implantada na área da Fisiologia Humana da UFSCar, uma possibilidade real de crescimento científico para os cursos de Ciências Biológicas e da Saúde. Neste mesmo ano, a linha de pesquisa e o laboratório ganharam um reforço importante, o Prof. Dr. Vilmar Baldissera, oriundo da Universidade de Brasília (UnB). Juntamente com o Prof. Dr. Roberto Mário Machado Verzola, consolidava-se desde então, um laboratório e uma linha de pesquisa de vanguarda, que proporcionaram ao longo tempo, importantes pesquisas e formação de recursos humanos, que hoje estão distribuídos por todo território nacional. Dois aspectos no histórico do Laboratório de Fisiologia do Exercício contribuíram de forma decisiva na formação de recursos humanos e no desenvolvimento de pesquisas de alta qualidade: 1) a criação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas (PPG-CF UFSCar), em 1992, que teve como alicerce os docentes do Departamento de Ciências Fisiológicas (DCF), e que até o momento presente, proporciona a formação de mestres e doutores nas mais diversas áreas de abrangência das Ciências Fisiológicas; 2) a criação do Curso de Especialização “Lato Sensu” em Fisiologia do Exercício pelos professores Sérgio e Vilmar em 2001, com 16 turmas ininterruptas ofertadas até o presente momento, e cerca de 1.000 egressos que obtiveram o título de “Fisiologistas do Exercício”, alguns dos quais, seguiram carreira acadêmico-científica no PPG-CF, tornando-se também mestres e doutores em Fisiologia do Exercício.

O laboratório está desde 2006 nas atuais dependências do DCF, prédio que possibilitou grande melhora no espaço físico destinado à Fisiologia do Exercício, bem como a melhor adequação de novos equipamentos para todas as pesquisas desenvolvidas.

Em 2012, com a aposentadoria do Prof. Dr. Roberto Mário Machado Verzola, o laboratório ganhou o reforço do Prof. Dr. Gilberto Eiji Shiguemoto, que vem implantando a linha de pesquisa “Fisiologia do Exercício & Bioenergética Mitocondrial”, com estudos importantes nos processos de menopausa e envelhecimento.

Desde janeiro de 2016 até o presente momento, o laboratório recebeu a importante contribuição da “Jovem Pesquisadora” e “Pesquisadora Visitante” Dra. Anabelle Silva Cornachione, que vem implantando novas tecnologias e uma nova linha de pesquisa em “Fisiologia e Biofísica Muscular”, em colaboração com a McGill University.