Manifesto do DCF sobre Experimentação Animal e seu uso em Aulas Práticas

O Departamento de Ciências Fisiológicas da UFSCar (DCF-UFSCar) vem a público manifestar a sua posição FAVORÁVEL à experimentação animal e à utilização de animais em aulas práticas, em atividades de pesquisa e de extensão que visem o desenvolvimento científico e tecnológico bem como a excelência na formação de recursos humanos, dentro dos princípios éticos e legais.

A pesquisa animal é essencial para o avanço das novas tecnologias e medicamentos essenciais para a saúde humana. Ela também é vital para a nossa compreensão da biologia animal. Estudos que exploram a saúde e o bem-estar dos animais nos permitem administrar a fauna de forma mais efetiva, considerando seu bem-estar e, inclusive, possibilitando ações relacionadas as alterações climáticas ou perturbações antropogênicas.

Os docentes do DCF da UFSCar têm o orgulho de ter sido peça chave, junto com algumas sociedades acadêmicas, para aprovação da “lei Arouca” (Lei 11794/2008), que teve grande impacto no aprimoramento a regulamentação para manutenção e uso de animais. Ajudamos a
fazer essa historia e continuamos trabalhando para melhorias de igual impacto.

TODAS as atividades de ensino, pesquisa e extensão do DCF que envolvem animais são SEMPRE submetidas e devidamente aprovadas pela Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA-UFSCar) e permanentemente acompanhadas pelo Conselho Nacional de Controle da
Experimentação Animal (CONCEA). Manifestamos ainda que adotamos a política dos “3 R” – (Reducing, Recycling and Replacement) ou seja a redução, a re-utilização e a substituição de animais por outros modelos sempre que possível.

O DCF acredita que a humanidade vem se beneficiando há séculos dos resultados de pesquisa com experimentação animal cujos resultados tem levado a avanços inestimáveis na saúde de seres humanos e de animais e ao meio ambiente. A utilização responsável destes recursos continuará a prover a humanidade de melhores condições de vida em seu sentido maior.

14/09/2017
Departamento de Ciências Fisiológicas